Histórico

POR Dirceu Júnior 16/08/2016

EAB

A Escola Adventista de Blumenau faz parte de uma rede de escolas presente em 165 países com ensino desde a educação infantil até à livre docência, totalizando 1,8 milhão de alunos. No Brasil são 458 unidades. Nossos alunos sabem que fazem parte de uma rede mundial, que soma 7.500 Escolas, Colégios e Universidade oferecendo Educação Cristã a jovens e crianças. A primeira Escola Adventista no Brasil foi aberta em Curitiba, em 1896, por Guilherme Stein Jr.

Em Blumenau foi criada oficialmente em 1975. Confira detalhes do crescimento da nossa unidade a seguir:

 

Década de 70


A Escola Adventista de Blumenau foi criada em 1975 na cidade de Blumenau originalmente para atender aos filhos dos membros da igreja. Porém, diante da grande procura de uma educação integral e cristã, estendeu-se a toda a comunidade, o que nos torna muito honrados. 

 

A ideia da formação da Escola Blumenau já rondava a Igreja Adventista desde os meados de 1971, com a realização da Escola Cristã de Férias, inicialmente atendendo 60 crianças.

Com muitas lutas e desafios para a busca de recursos e o apoio da irmandade adventista, consegue-se formar uma turma em 1973 nas instalações do porão da Igreja  Central, sob a direção da Profª Ester da Maia.

Em 1975 a então escola do porão recebe a autorização para oficialmente iniciar suas atividades escolares, sob a direção da Prof.ª Ivone Paiva.  A turma inicial era composta por 07 alunos.

Em 1976 houve a 1ª Formatura de 4ª série como paraninfo o Sr. Ingo Krepski.

Em 1979 diante da grande procura e da necessidade, inicia-se a construção de uma nova sede, situada a Rua Alwin Schrader, 966.

 

Década de 80

A partir de 1980 a Escola começa a atender em sua nova sede, recebendo alunos da 1ª a 8ª série.

Em 1983 a cidade de Blumenau sofre com a maior enchente de todos os tempos, e a escola adventista acaba sendo atingida pelas águas.  Com a graça e proteção de Deus os danos foram apenas materiais.

 

Década de 90

 

No final da década de 90, sob o comando da diretora Eliane Miranda inicia-se a construção do ginásio de esportes da escola. Uma obra apoiada e financiada pelos irmãos da Igreja Central de Blumenau.

Em 1998 um grupo de empresários da Igreja Central assume a administração da escola, ficando desligada da mantenedora. É iniciada  a colocação do paver no pátio da escola.

 

Década de 2000

A escola passa por inúmeros reparos para continuar atendendo a comunidade da melhor forma possível, construindo a sala de Biblioteca e Núcleo de Informática. Nesse período assume a direção e administração da escola o Profº. Cesar Nascimento.

Para o processo de matriculas de 2011, houve a reintegração da unidade a rede adventista de ensino. Assume então a direção a Prof.ª Dolores da Rosa.

O prédio escolar passa por uma reforma e a proposta pedagógica ganha uma restruturação para atender as exigências da rede adventista de ensino.

Infelizmente nesse ano a escola passa novamente por uma catástrofe natural, a enchente do rio Itajaí -açu que alcançou 12 metros.

A reforma precisa ser interrompida e a prioridade passa ser a limpeza

Em 2014 a então coordenadora pedagógica Adriana Flor passa a dirigir a escola após a transferência da Prof.ª Dolores.

 

2015

Em janeiro de 2015 vinda do Paraná assume a direção da escola a Prof.ª Marina Roque Schwants.